Um procedimento
eficaz e seguro

É um exame de TC, com características e equipamentos específicos para visualizar o interior do intestino (cólon), em 3 dimensões, permitindo o diagnóstico precoce de lesões (pólipos) que são frequentes na população, e que geralmente evoluem para cancro.

Este exame permite o rastreio/diagnóstico precoce destas lesões. Tem particular importância em rastreio da população em geral epara doentes que não podem, ou não toleram, fazer colonoscopia convencional.
É uma técnica com importante evolução recente, que já foi aceite como método rastreio do cancro do cólon pelas Sociedades Médicas Norte Americanas (de gastroenterologia e do cancro).
É uma técnica não invasiva, segura, sem complicações, indolor e que não necessita de sedação nem anestesia.

Como é que o exame é realizado
O doente é deitado confortavelmente numa mesa de exame, no aparelho de TC, efetuando dois exames de TC com protocolo específico para poder reconstruir o colon em 3 dimensões É introduzido um tubo fino (cerca de 0,5 mm no ânus) até cerca de 3 cm, ligado a um equipamento que insufla gás (CO2) com débito e pressão controlados.
Fazem – se dois estudos de TC (abdominal e pélvico) em duas posições: decúbito dorsal e ventral (de barriga para cima e para baixo).

icone certo

O que esperar deste exame
Este exame é indolor, pelo que não existe qualquer necessidade de sedação nem anestesia, podendo haver um pequeno desconforto em virtude da necessidade de distensão do colon (intestino grosso) por gás (CO2).
O desconforto é transitório, pois este gás é absorvido pelo intestino num curto espaço de tempo (cerca de 15 minutos). Usando um protocolo específico de TC com menos radiação e reconstruções em múltiplos planos e 3 dimensões, o médico radiologista visualiza todo o colon por dentro permitindo detetar lesões tão pequenas como 0,5 mm.
Posteriormente o médico radiologista efetua um relatório para ser entregue ao médico requisitante.

Preparação
A preparação é efetuada nas 24 h antes do exame e é complexa, é explicada numa entrevista prévia com um técnico e em folheto informativo fornecido na altura da marcação do exame. Consiste basicamente 24 horas de dieta liquida e na tarde anterior: tomar laxantes e contrastes orais, conforme instruções. Se estiver grávida não pode efetuar este exame.