É um estudo diagnóstico que utiliza raios-X para visualizar diferentes estruturas do corpo humano.
O doente é colocado no aparelho de TC, no centro de um anel/ túnel curto, enquanto se realizam de várias incidências de raios-X na área a estudar.
As imagens são posteriormente visualizados em forma de” fatias” do corpo humano (que podem ter menos de 1 mm de espessura) e se necessário em reconstruções tridimensionais.
Quase todos os órgãos podem ser estudados por TC, o que a torna num dos exames de diagnóstico mais importantes da atualidade.
Osso - permite visualizar todas as estruturas ósseas sempre que existam alterações suspeitas no raios-X ou clinicamente. Também permite visualizar as partes moles adjacentes, nomeadamente a extensão de lesões para fora do osso.
Cabeça - para além do osso, permite visualizar o cérebro e as suas patologias (hemorragias, enfartes, tumores, etc.).
Coluna vertebral – para além do osso/ vértebras, permite visualizar os discos intervertebrais e a anatomia da medula.
Tórax - permite visualizar múltiplas estruturas do tórax (pulmões, pleura, brônquios, vasos, mediastino, etc.).
Abdómen - permite estudar praticamente todos os órgãos (fígado, rins, pâncreas, baço, ovários e vasos, nomeadamente a aorta, etc.).
Quais são as contraindicações para a administração de contrastes iodados?
Os contrastes orais quase não têm contra-indicações significativas. Os contrastes endovenosos têm várias contra-indicações, sendo as mais significativas:
Qual a preparação necessária?
A preparação depende do tipo de exame é fornecida com as instruções na altura da marcação. Pode ser necessário efetuar um jejum (habitualmente 4 horas). Se estiver grávida não pode efetuar este exame.
Quais são as recções adversas possíveis aos contrastes iodados?
As reacções adversas graves são raras, no entanto podem surgir rações leves/moderadas com a injecção endovenosa de contraste iodado. As reações mais significativas são as leves: sensação de calor, náuseas, vómitos, urticária e crises esternutatórias, etc. As reações moderadas ocorrem com muito menor frequência: urticária, broncospasmo. As reacções graves são muito raras: edema da glote, edema pulmonar, hipertensão, hipotensão, angina de peito, convulsões, etc. (ver TAC)
É necessária a administração de contrastes?
Para melhor estudo de vários órgãos pode ser necessária a administração de contrastes iodados, quer por via oral, quer por via endovenosa, sendo o médico que executa o exame a decidir da necessidade, ou não, destas administrações. Os contrastes não podem ser administrados caso existam contra-indicações nem quando a sua administração é recusada por parte do examinado.
Qual a preparação necessária?
A preparação depende do tipo de exame e é fornecida na altura da marcação. Na maior parte dos exames a preparação é efetuar jejum (habitualmente 4 horas) Se estiver grávida não pode efetuar este exame.